Nova Sotecma Estreia Centro De Formação Com Duas Acções De Formação Para A Nova Cimangola

O Centro de Formação Nova Sotecma já está em funcionamento

Após a inauguração do novo espaço comercial na Av. Deolinda Rodrigues em Luanda, no passado dia 5 de Maio, a Nova Sotecma congratula-se pela abertura oficial do seu Centro de Formação

d1abe6ad10416dce364ca54b785fc7b60f818bb0[1]A Sala Magna com capacidade para 50 formandos e a Sala Prática para cerca de 15 formandos, dão a este novo espaço formativo, as condições privilegiadas para ministrar cursos sobre varias vertentes relacionadas com as áreas de negócio, de forma totalmente dinâmica e polivalente.

A primeira acção em “montagem e desmontagem de rolamentos” decorre nos dias 5 e 6 de Outubro e a segunda acção em “alinhamentos de veios por laser”, de 7 a 9 de Outubro.

Estas acções estão associadas à parceria desenvolvida entre a SKF Portugal – Rolamentos, Lda. e a Nova Sotecma, surgindo na sequência do programa de desenvolvimento sustentado do negócio em Angola, tendo especial incidência na área da formação.

A Nova Sotecma, conhecida originalmente como “a casa dos rolamentos”, mantém-se até hoje como o único distribuidor autorizado SKF em Angola.

A parceria com a SKF estendeu-se e nasceu este projecto de formação, que vem ajudar a suprir a falta de formação técnica dos recursos humanos angolanos. A Nova Sotecma garante, através desta parceira, o know how de um formador especializado requisitado à sede SKF de Lisboa especialmente para estas acções. Os formandos serão todos certificados no final de cada acção.

A empresa que aceitou ser pioneira na adesão a esta iniciativa foi a Nova Cimangola, destacando 12 dos seus colaboradores para ingressar nestas duas acções de formação iniciais.

A Nova Cimangola – a maior empresa de produção de cimento em Angola, que tem sido um dos suportes da reconstrução nacional – um dos maiores clientes da Nova Sotecma, aderiu a este projecto destacando uma equipa de 12 técnicos para estas 2 acções. O objectivo será adquirirem conhecimentos técnicos ao nível dos rolamentos para conseguirem assegurar as manutenções adequadas das instalações fabris, nomeadamente no que respeita ao acompanhamento do estado de conservação da maquinaria e monitorização das respectivas linhas de vida. Os conhecimentos teóricos, juntamente com a sua aplicação técnica, servirão para fortalecer os conhecimentos que a experiência lhes tem dado, consolidando-os e aperfeiçoando-os com esta formação.

 Estes cursos de formação estão projectados para ajudar as unidades fabris a eliminar as paragens forçadas e simultaneamente alcançar a máxima fiabilidade e produtividade ao mais baixo custo.

Trata-se de uma aposta na optimização da eficiência dos activos o que permitirá aos participantes adquirirem conhecimentos e experiência de forma estruturada.

A tendência é para ser cada vez mais comum a procura deste serviço em formação técnica por parte das empresas que possuam unidades fabris. Através destas acções, e qualquer que seja o sector da indústria, será mais simples manter, gerir e rentabilizar ao máximo os activos de produção.

Para a Nova Sotecma é também um importante complemento ao acto da venda. Desta forma, a venda não se esgota no momento do negócio e estende-se a um acompanhamento da vida das máquinas e produtos que comercializa, reforçando o papel de parceiro do seu cliente, pelo qual pretende ser reconhecida.

2f353152a07ae862abe73ec67a4641b1b97d570d[1]

ACÇÕES A DECORRER NO CENTRO DE FORMAÇÃO NOVA SOTECMA:

Área de Manutenção Industrial

  • Montagem e Desmontagem de Rolamentos – Nível I;
  • Montagem, Desmontagem e Manutenção de Rolamentos – Nível II;
  • Alinhamentos de veios – Sistema Laser;
  • Manutenção Condicionada.

Área de Equipamentos de Protecção e Segurança

  • Emergência pré-hospitalar;
  • Segurança contra incêndios;
  • Condições para permanência em espaços confinados;
  • Higiene Industrial;
  • Trabalhos em altura;
  • Workshop de Protecção respiratória e auditiva.

NOTA IMPORTANTE:

Outra novidade que a Nova Sotecma apresenta é o facto de alargar o stock SKF ao ramo automóvel, passando a disponibilizar ao público os seguintes produtos:

  1. Kit’s para rolamentos de roda;
  2. Tensores e kits de correia de distribuição;
  3. Rolamentos de embraiagem;
  4. Kits de suspensão;
  5. Bombas de água;
  6. Rolamentos Auto standard.

O crescimento do parque automóvel, associado ao transporte frequente de mercadorias por via rodoviária, foram o mote para a Nova Sotecma encontrar uma solução económica para o pais, ao lado de um fornecedor reconhecido internacionalmente e que garante a maior qualidade.

A aposta é atingir um nicho de mercado que hoje em dia está infelizmente órfão, contribuindo de forma activa para colmatar uma das falhas que Angola ainda vive.