Certificação Da Qualidade É A Grande Aposta Para 2012

Nova Sotecma inicia processo de certificação da qualidade no âmbito da norma internacional ISO 9001: 2008

1e2697769b0e3c2fad961026005c7bfe16707c6b[1]A Nova Sotecma vai ser uma das poucas empresas angolanas com certificação Internacional. Tamanho desafio fica a dever-se à necessidade de capacitar a Nova Sotecma de uma Certificação que a coloque entre as melhores empresas nacionais, reconhecidas internacionalmente.

Para além da inerente melhoria do funcionamento geral da empresa e da prestação de serviços ao cliente, a Nova Sotecma conseguirá distinguir-se das demais empresas angolanas em vários campos, mas especialmente em matéria de concursos públicos, que requerem este tipo de exigência.

Ao longo dos próximos 9 meses, as áreas Comercial, Administrativa, Financeira, Logística de apoio ao Cliente e Assistência Técnica sofrerão os ajustes necessários ao seu funcionamento para que sejam implementados processos e procedimentos capazes de dotar cada um dos serviços em particular, e a empresa em geral, de uma melhoria significativa do seu funcionamento, que pretende, não só facilitar o dia-a-dia dos seus colaboradores, mas também agilizar todo o circuito de informação documental e de resposta mais eficiente ao cliente.

Identificam-se como principais vantagens da certificação, o reforço da credibilidade e o acesso a novos mercados, melhoria da satisfação dos clientes, maior envolvimento e motivação entre os profissionais, reforço da organização interna, melhoria do controlo da qualidade nas várias fases dos processos, utilização do logótipo internacional da Qualidade.

Através de uma melhoria organizacional, conseguir-se-ão melhores resultados, será definido um modelo organizacional de responsabilidades e funções, a gestão documental passa a ser feita por processos e interacção entre os serviços, o que provocará uma melhoria do desempenho, que por sua vez será feita com base em indicadores mensuráveis e por tal, de forma mais justa.

Serão incrementadas novas ferramentas de gestão, e a estrutura documental sofrerá uma sistematização de metodologias. A uniformização de procedimentos e novas práticas de controlo documental, associada ao planeamento, acompanhamento e controlo dos processos, produzirão melhorias dos níveis de serviço, satisfação dos clientes, satisfação da comunidade e dos colaboradores.

A Certificação será um reconhecimento internacional, uma evidência da qualidade classificada por uma entidade Independente e provocará um reforço da capacidade comercial e evidência do cumprimento da legislação do Trabalho, Segurança, Saúde e Ambiente.